sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ah não...

Preciso desabafar. Sério.

Fico extremamente irritada com esse patriotismo de araque que aparece em tanta gente de 4 em 4 anos. Toda Copa do Mundo de futebol é a mesma história. Porque o Brasil é um país lindo, de gente unida, sem nenhum problema, com pessoas que derramam lágrimas com derrotas e que vibram com vitórias. Pessoas que são "brasileiras, com muito orgulho e com muito amor".

Mas pera lá: com muito orgulho e com muito amor? Na hora de meter pau no governo, todo mundo tá ali, com vergonha do país em que nasceu, desesperado pra poder mudar pra outro país e ter melhores condições de vida, menos violência, salários melhores, "viver ao invés de sobreviver".

Durante a Copa do Mundo tá tudo ótimo, né? Tudo festa, tudo motivo pra parar de trabalhar, tudo motivo pra comemorar e esquecer dos compromissos. Orgulho de ser assim, relaxado. Às vezes na verdade isso me irrita. As pessoas aqui na Europa em geral têm a impressão de que brasileiros são MESMO folgados, que só vivem na farra. A verdade é que muitos brasileiros estudam e trabalham ao mesmo tempo, se matam pra tentar sobreviver, alguns fazem de tudo pra poderem alimentar os filhos e outros se sacrificam pra satisfazer os desejos do pais ou amigos.

Olha, vou falar a verdade, eu adoro futebol. Mesmo. Mas odeio esse fanatismo idiota e esse patriotismo que as pessoas esquecem logo depois que acaba a final dos grandes torneios. Legal pendurar a bandeira fora de casa durante esse mês de campeonato, né? Por que não deixar ela lá sempre, pendurada? Só existe orgulho mesmo quando o Brasil tá sendo representado em algum esporte reconhecido internacionalmente?

Não é geral, é claro. Existem pessoas que amam a pátria de verdade. Mas eu fico puta com esses sentimentos artificiais que vejo várias pessoas manifestarem durante épocas como essas.

Outra coisa: povo unido esse? Sim! Quando querem são mesmo e muito. Cadê a união pra melhorar a situação do país? Cadê a união pra acabar de vez com a pobreza, fome, analfabetismo e tudo mais que, mesmo em pleno século 21, em um país que é visto como "em desenvolvimento" pelas grandes nações, ainda existem e não são descartáveis? Se as pessoas se preocupassem umas com as outras tanto quanto se preocupam em cuidar das suas fazendinhas ou de promover os Trending Topics idiotas no Twitter (estilo "cala boca galvão"), o Brasil seria um lugar muito melhor. Mas muito MESMO.

E antes que alguém me encha o saco com o argumento pobre do tipo "blabla você mora fora, não sabe o que acontece aqui", eu já digo: eu sou brasileira mesmo e sempre tive orgulho disso. Moro na Inglaterra e gosto muito daqui, mas isso não me priva de saber, gostar e lembrar do país em que nasci, cresci e que respeito e sempre vou respeitar. Se não gostasse do Brasil não o visitaria e muito menos teria planos de voltar um dia pra quem sabe morar.

Vamos crescer, galera? Usem essa energia toda para coisas boas pelo menos.

8 comentários:

Camila A. disse...

só gosto do Brasil durante a copa porque saio mais cedo do trabalho.
quanto mais ele permanecer no jogo, mais feriado no meio da semana.

de resto, é um lixo. chupa, Brasil!

Priscilla disse...

HASUDHUSAHDUAHSDUHSADUHADSUDHHADS

sinceridade é uma coisa lindja! <3

Goldstein disse...

Ter uma bandeira o ano inteiro na janela me assusta. Podemos entrar na discussão entre ser patriota e ser nacionalista.

O lance não é querer o bem do seu país, mas querer o bem de todos os países e de todas as pessoas que se fodem graças a esse sistema mundial e não de cada país.

A coisa é maior.

E não torcer é uma coisa muito besta pra mim, como disse o Henfil, a seleção é do povo como a greve é do trabalhador.

Vinícius disse...

Qualquer amor à qualquer pátria é de tacanho e arrogante. Admiração, respeito e até repulsa, são valores válidos e saudáveis em relação a CULTURAS, e não PÁTRIAS. Sua localização geográfica não diz picas de nada, o que diz é o contexto histórico e cultural do ambiente onde você nasceu e/ou foi criado (sendo esse segundo fator o que importa, na verdade). A grande questão reside em parecer brasileiro numa situação de copa do mundo. Isso atrai e principalmente vende - eis aí a grande motivação midiática que impulsiona esse comportamento que você recrimina.

rafael kurosawa disse...

pois é, ñ concordo com tudo que vc escreveu... mas ñ é esse o ponto... o ponto é que, em síntese, eu acho q vc está coberta de razão.
a pouco tempo debati com amigos meus sobre o mesmo tema, e é deprimente.
eu sou brasileiro e ñ gosto de futebol (e muitos acham isso uma eresia). Sou capoerista, gosto de samba, MPB e isso é considerado cafonisse....
mas pri, a história nos ensina... isso é chamado de pão e circo. Se ñ somos patriotas, pelo menos ñ somos alienados (ou tão alienados) quanto os norte-americanos.
é verdade... vc tem razão... falta de patriostismo, mas patriotismo cego também não nos agrega valor. De nada nos adianta adorar o bode espiatório q foi tiradentes, ou achar q aleijadinho foi o gênio q na verdade não foi...
Esse país é lindo, e perfeito... mas temos muito a melhorar. e se pararmos pra pensar bem, ñ é só de 4 em 4 anos q o brasileiro fica cego....
Temos anualmente uma festa chamada carnaval que faz com que milhões de pessoas pobres gastem seu pouco dinheiro em troca de 1 hora de glória e felicidade, exploração da sexualidade e desfoque por conta das grandes "celebridades" gostosas que apagam seu momento...
discordo quando vc diz sobre a energia empregada na fazendinha e nos TTs... mas concordo plenamente que o brasileiro gasta energia demais em matérias supérfulas.
By the way... o que esparíamos de um país com educação carente e lavagem cerebral por parte da mídia? (vide rede BOBO e companhia)...
mais uma vez, insisto: pão e circo...
o melhor e o pior do brasil, são os brasileiros... povo q eu insisto em amar porque, no final das contas, sabe VIVER.... e isso, pensando bem, é o mais importante...

Priscilla disse...

Demorei um tempão pra ver que era vc, Dan (só pelo "duplipensando" eu descobri, na real)

Concordo com vc, torcer é bom! De jeito nenhum quis dizer que os brasileiros não devem assistir, mandar pensamentos positivos, etc, etc praqueles que estão competindo. O problema é SÓ lembrar de querer o bem de uma "parte pelo todo" durante uma competição, se é que isso faz sentido...

-

Vi, eu ri com o "sua localização geográfica não diz picas de nada" AUSHUAHS. Enfim, concordo em gênero, número e grau com o que vc disse. Esse problema de "tá na moda ser brasileiro" é bem verdade e muito irritante. Só incentiva o estereotipo e o preconceito.

Priscilla disse...

puuuts rafa, vc tocou em outro assunto que me irrita: carnaval! carnaval pra mim = lambeção, farra desnecessária, esquecer de todas as responsabilidades possíveis e imagináveis, motivo pra encher a cara, dar o lalala até falar chega e se perder na vida por alguns dias. mas nunca tem problema, porque "é carnaval", né? grrr

sempre se tem muito a melhorar. tudo e todos. acho que vc tá certo, ser patriota demais tbm cega as pessoas e é ruim, mas o que me irrita é essa hipocrisia de lembrar que veio da onde veio quando se fala de copa do mundo e meter o pau no resto dps que a festa acaba, de bracos cruzados esperando que as coisas caiam do céu.

o brasil tem sorte, é um país rico naturalmente, com pessoas bem humoradas, inteligentes, criativos e versáteis. ao mesmo tempo, acho o povo brasileiro muito acomodado, gente que sabe criticar (e bem!), mas que não mexe um dedo pra ajudar quem precisa (e eu não digo só de governo não!).

ps: samba e MPB de verdade eu adoro! mas isso me lembra daquelas piadas que chamam de música (estilo pagode, "funk do morrão", etc... vergonha dessas coisas!).

Bruno disse...

Concordo totalmente com Goldstein.
Amar a Patria nao eh necessariamente uma virtude.

Ame as pessoas, queira o bem delas e trabalhe pra melhorar as condicoes de vida delas...

Por falar nisso, amor a patria no Japao eh um tabu.