quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mantendo a tradicao

Nao sei se alguem ainda le isso tudo, mas acho que sim :)

Como sempre, esse eh o meu momento de revisar 2011 e pensar em 2012. A mudanca de digito novamente serve como uma inspiracao e motivacao pra melhorar o que nao deu certo e pra repensar minhas atitudes sobre varias coisas diferentes.

2011 foi produtivo, talvez ainda mais que 2010. O nivel de dificuldade da faculdade aumentou, em especial por causa do meu segundo curso em Oxford. O nivel de responsabilidade no trabalho tambem aumentou com a minha mudanca de departamento.

Em 2011 eu consegui viajar mais (fomos a Grecia, ao Brasil e a Dinamarca) por lazer e tambem a trabalho (Pais de Gales, Portugal e inumeras cidades do norte da Inglaterra). Tambem conseguimos ir em mais shows (que com certeza foi uma meta que eu e o Jamie tracamos juntos em 2010), alguns deles os melhores da minha vida. Espero manter o ritmo dos dois - apesar de que viagens provavelmente serao limitadas pela minha quantidade de ferias, mas esperamos visitar os EUA e algum outro pais da Europa por um fds no ano que vem.

Nesse ano eu aprendi a me acalmar em situacoes mais dificeis com pessoas no trabalho. Tento entender o "outro lado" sem rancor. Isso com certeza tem me ajudado a raciocinar mais em momentos negativos e a lidar com as pessoas de um jeito sincero, porem mais delicado (acreditem!).

Tambem aprendi bastante sobre negociacao. Aprendi que, na pratica, as pessoas tem sempre que sair com a impressao de que elas eh que estao ganhando. Aprendi tambem que estabelecer estrategias (e algoritmos em volta delas) sao fundamentais antes de comecar uma negociacao com clientes.

No campo estudantil, sinto que aprendi MUITO esse ano. Me sinto competente o suficiente pra tomar lideranca (com confianca) em ser o ponto de contato tecnico de novos projetos - que eh o que se eh esperado do meu cargo. Uma das coisas que mais tenho gostado eh o fato de que grande parte da teoria que aprendo na faculdade acaba sendo usada no dia-a-dia do trabalho. Eh gratificante saber que aprender nao ta sendo em vao (apesar de que qse nunca eh) :)

Em 2011 o meu tempo livre e vida social se limitaram imensamente devido ao numero de trabalhos/provas que tenho. As vezes penso que eu gostaria de estar a toa, jogando videogame ou saindo, mas sei que uma hora ouo utra o esforco vai trazer resultados bons. As vezes penso que eu sou nova e deveria deixar o esforco pra depois, mas dai uma parte maior de mim acha que eh melhor se esforcar agora pra relaxar mais tarde. Soh vou saber a melhor formula daqui uns anos!

Esforco foi a palavra de 2011 e vai continuar sendo a palavra de 2012. Sinto ansiedade por resultados, mas sei que eles virao, mais cedo ou mais tarde.

Meu trabalho vai mudar em 2012, o meu curso de Oxford acaba no meio do ano e a minha faculdade vai ficar mais dificil. Vou continuar me esforcando - se nao der certo, pelo menos eu vou ter tentado e nao vou olhar pra tras com remorso (por mais cliche que isso soe).

Em 2011 eu tambem consegui resolver coisas que estavam pendentes ha muito tempo. Eh como se eu tivesse me livrado de um piano nas costas que agora ja ta bem longe. Vejo as coisas de um jeito diferente - eh como se fosse uma mistura de alivio e boas memorias ao mesmo tempo.

Em geral, espero que 2012 seja otimo. Vou fazer de tudo pra que seja, mas se nao for... bom, se nao for eu vejo uma saida qdo chegar la :)

2 comentários:

Van disse...

em 2011 vc veio pro Brasil, e me levou pra comer num lugar incrível!

em 2012, espero ir ai te ver e vc vai me levar pra comer num lugar incrível (sua casa, finalmente! ahahahha)

mto amor, hein? ehheh

Matheus Moretto disse...

Quem espera sempre alcança... Seu esforço agora te trará bons frutos pra um futuro que pode ser próximo ou não tanto... Mas com certeza trará...
Você está no caminho certo, amanhã talvez seja muito tarde, ou o cansaço pode bater mais forte, e então vc vai perceber que o descanso não valeu a pena. "Homens realmente grandes, não nascem grandes, tornam-se grandes". - O Poderoso Chefão